domingo, 14 de julho de 2013

Aos Moldes de Maria (parte I)

Aos Moldes de Maria (parte I)

(Carta do nosso coordenador nacional do Ministério de Música e Artes - MMA, Juninho Cassimiro).

# Aqui vai a íntegra. À frente organizaremos em blocos para facilitar a leitura, ok ?

A paz de Jesus meus irmãos! Peço a Deus que vos transbordem de alegria que é Fruto do Espírito.

No mês passado fizemos uma breve reflexão a respeito daquilo que está sendo direcionado: Maria é o modelo a ser seguido pelo Ministério de Música e Artes do Brasil.
Vamos partilhar um pouco sobre a Humildade de Maria, rezaremos com ela para sermos reeducados e juntos abrirmos mão de todo tipo de orgulho e vaidade.
Vou usar como base o livro Sto Afonso de Ligório - GLÓRIAS DE MARIA, que tem sido um dos meus livros de cabeceira. Vamos caminhar...

"De todas as virtudes é a humildade o fundamento e a guarda. Sem a humildade não há virtude que possa existir numa alma. Possua embora todas as virtudes, fugiriam ao lhe fugir a humildade." (Sto Afonso de Ligório.)
Maria tinha tudo para se gloriar, depois de Jesus não existiu ninguém nessa terra que fosse tão cheia de graça quanto ela. Se pararmos um pouco pra imaginar a que, é Maria chamada e escolhida, certamente nossa razão entraria em conflito. Deus escolheu Maria para ser MÃE DE SEU FILHO. Repito: Deus escolheu! Não foi um homem, não foi por votação, não foi por sorteio ou sorte... Deus escolheu Maria.
Deus determinou sua Imaculada Conceição, quer dizer, nasceu sem a mancha do pecado, sem a culpa original, concebida sem pecado. Cresceu em toda sua infância e adolescência sem ofender a Deus. Era A ESCOLHIDA.
Mesmo com tudo isso, ela não se gloria, sabe que Deus a escolheu, sabe que Deus a olhou, sabia de sua pequenez, mesmo sendo a escolhida, a cheia de graça. "Porque olhou para sua pobre serva" Lc 1, 48
O fato de ser escolhida, não se sente maior que os outros, porque sabe que foi uma escolha, Deus a fez assim, Deus a preparou assim. Portando, é a Deus que ela voltou o seu olhar e seu louvor, a glória é de Deus, pelo simples fato de ter sido uma escolha Divina.
E Maria disse: ''Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador" Lc 1, 46-47. "porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo". Lc 1, 49.
Toda a glória ela dá a Deus, só a Deus. Sabe que foi Deus quem realizou, sabe a quem direcionar as honras pelo dom que recebeu.

Vamos olhar pra nós agora.
Nascemos com a mancha do pecado, com a culpa original, somos pecadores e ofendemos a Deus desde que tomamos consciência das coisas. Mergulhados no pecado, Deus, o mesmo Deus que chamou Maria, também nos chamou, nos fez amados e escolhidos, nos cumula de Seus Dons, e nos mergulha em sua misericórdia.
Quando enxergamos essa nossa realidade e olhamos para Maria, logo, vemos Maria nos educando a respeito de nosso chamado. Ela tinha todos os motivos para se gloriar, porque ninguém nesse mundo foi tão cumulado de graça quanto ela. E nós, por tão pouco, nos envaidecemos com o pouco que temos e o pouco que fazemos.
Reconhecermos que temos os dons, não é falta de humildade, diz Santa Teresa que "A humildade é a verdade".  Portanto, reconhecer o Dom que tem, é a verdade, não tenhamos falsa humidade, quando nos perguntam por exemplo:
- Você sabe tocar?
- Não, eu só arranho ou sei mais ou menos...
Aí, quando pega o instrumento, mostra toda a sua habilidade, como se a resposta: "não só arranho, sei mais ou menos" fosse um ato de humildade. Pelo contrário, é uma falsa humildade, é uma mentira. Logo, se a humildade é a verdade, e a verdade vem de Deus, a verdade é Jesus, a falsa humildade é uma mentira e vem do próprio demônio.
A diferença está em como agir depois da escolha, depois de receber os dons. Isabel recebe Maria em sua casa e lhe saúda com as seguintes palavras: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." Lc 1, 42. Maria imediatamente direciona as honras a Deus: E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador Lc 1, 46-47 . Sabe que foi chamada de Bendita, porque DEUS REALIZOU nela as maravilhas. A alma de Maria estava de verdade glorificando o Senhor, exultando de alegria em Deus, em Deus!!! Não por ela, mas por Deus.
Somos chamados sim, temos os dons dado pelo Espírito, mas Ele é o autor, Ele é quem realiza, Ele quem faz. A única coisa que temos, é o nosso nada e o nosso pecado. Se não fosse Deus, o que seria de nós?
A humildade nos faz primeiro reconhecermos que é Deus quem realiza todas as coisas.
Portanto irmãos, o nosso ministério, os nossos dons, que por muitas vezes foram alvos de nossa vaidade e nosso orgulho e soberba, precisa ser um grande e precioso motivo de louvor ao Senhor. Quando tivermos um reconhecimento por parte de alguém, vamos aprender com Maria e encher nossa alma de alegria e dizer - "Minha Alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de Alegria." Quanto Deus espera de nós esse verdadeiro louvor. Espera que nossos dons e serviços não sejam para um auto reconhecimento, mas sim para o louvor de Sua glória. 
O nosso ministério por ser artístico tende a ser belo e chamar a atenção dos que vêem e ouvem. É natural que nos elogiem, que reconheçam a qualidade e a beleza que foi executada.
Temos dois caminhos:
Não buscar as honras e fugir delas.

Não buscar as honras
É natural que quando fazemos algo que julgamos ser bom, queremos em troca no mínimo um reconhecimento. Fomos educados assim, na infância com os nossos pais, quando fazíamos algo de bom, era mais que justo nossos pais nos dar algo em troca. Na escola, quando prestávamos atenção, estudando, caladinhos, logo por justiça queríamos receber boas notas, pontos positivos... Nem sempre fazíamos para aprender propriamente, mas pensando no que receberíamos em troca. No trabalho é a mesma coisa, por diversas vezes fazemos as coisas para que nossos superiores vejam, fiquem satisfeitos e assim, podemos ser elogiados e quem sabe merecermos uma promoção.
Mas, no caminho de Deus é diferente. Estamos sim a serviço, temos que dar o nosso tudo e por fim, dizer como Jesus nos ensina: "Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer." Lc 17, 10
Irmão, aprendamos assim, não vamos procurar ser reconhecidos, não busquemos elogios, não busquemos honras.
Quantos ensaiam suas músicas, peças, danças, pensando em mostrar pro outro a sua capacidade. Quantos em vez de executar sua arte para a evangelização propriamente, a fazem para que o outro artista reconheça o que está fazendo de bom. Muitas vezes com um ar de concorrência. Por isso, exponho aqui uma grande preocupação com festivais por nós realizados, onde precisa se escolher um melhor para ser premiado. E é natural que o ministério vai ensaiar para fazer o seu melhor, mas no fim, vai torcer para que o outro seja pior ou erre mais que você. A disputa é uma falta de caridade, logo, a ausência da humildade. "Quando disputas com seu irmão e vences, lembra-te que venceste o seu irmão”, (Rogério Soares. )
Quantos pedem oportunidades em grandes eventos, visando a quantidade de público, imaginando que se apresentando naquele lugar o seu ministério vai ter o "devido reconhecimento" e por muitas vezes usa-se o termo "Evangelizar" como pretexto pra sua própria vaidade. Como eu dizia no ENF e tenho dito sempre, nós não precisamos de OPORTUNIDADE e sim de CHAMADO (Sobre esse tema, precisamos aprofundar mais pra frente).
Fugir das honras
Uma coisa é buscar o reconhecimento, a outra é fugir, além de não procurá-lo, fugir antes que apareça. Jesus quando realizava algum milagre, sempre dizia, "não fale a ninguém" ou senão, o víamos fugindo das honras. Veja o exemplo no evangelho de São João, no fim da narração da multiplicação dos pães: "À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo. Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte." Jo 6, 14-15
Maria sendo a discípula perfeita de Jesus se esconde na maior parte do seu tempo de vida na terra. O escondimento de Maria é algo encantador. Não usou do prestígio de ser a Mãe do filho de Deus, muito pelo contrário, uma vez quando Jesus pregava numa casa ela ficou do lado de fora "esperando" para falar com Ele, não quis nem mesmo interromper. (Mt 12,46). Não usa do prestígio de ser a Mãe de Deus, mas espera, silencia e se esconde. Pelo contrário, se manifesta na hora da humilhação, que é típico de quem é humilde. Escrevo agora na íntegra um trecho do livro de Sto Afonso:
Os humildes amam finalmente os desprezos
Eis por que não se lê que Maria aparecesse em Jerusalém no domingo de Ramos, quando seu filho foi recebido com tanta pompa pelo povo. Mas por ocasião da morte de Jesus, não receou em comparecer em público no calvário, aceitando assim a desonra de se dar a conhecer a mão de um setenciado que ia sofrer a morte de um criminoso. Ela mesma disse uma vez a Sta Brígida: que há de mais humilde, do que ser chamado de louco, sofrer privação de tudo e ter a si mesmo por ultimo de todos? Ó filha era assim a minha humildade, na qual estava a minha alegria e todo o desejo do meu coração; pois minha única preocupação era ser em tudo semelhante a meu filho.
Não buscar ou fugir das honras remete-nos a RENÚNCIA.
Quero finalizar esse texto com pontos a serem meditados e renunciados por nós.
Renunciar a que?
·        O problema não é possuir e sim o apego com o que já tenho;
·        Renunciar ao prazer de ter razão em todas as coisas. Por causa de prazeres passageiros sofrem-se tormentos eternos;
·        Lembra-te que é pecador;
·        Considera-te o menor de todos;
·        Não faça nada para receber elogios;
·        Fuja do primeiro lugar/das glórias humanas;
·        Não fale bem de si mesmo aos outros;
·        Promova o outro;
·        Deixe o melhor lugar para o outro;

Concluo essa nossa reflexão, com a consciência que não se esgota aqui. Temos muito a mergulhar nessa virtude da Humildade, olhando sempre pra Maria, rezemos. Irmãos, rezemos muito, rezemos com piedade, rezemos irmãos. Vamos juntos dando um passo de cada vez, mesmo que esse passo seja tão difícil.
Amanhã, dia 22/03/2013 dia nacional da mobilização nacional do Ministério de Música e Artes.
Peço que espalhem para as dioceses e que os diocesanos espalhem aos Grupos de Oração. Rezemos em unidade buscando sermos humildes.


Um grande abraço fraterno desse pobre pecador.

Juninho Cassimiro
Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos um Ministério cuja Missão é Evangelizar através da Música.
A você que nos visita, nosso muito obrigado !!!
Nos estimula a fazer melhor e mais para Deus !

O seu comentário é sempre bem-vindo.



Paz e Música !

Ministério Tom de Deus

Oração do Músico de Ministério


Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar

O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar